CBMAE - Câmara Brasileiras de Mediação e Arbitragem Empresarial CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil
Sebrae
Pacto pela não Judicialização dos Conflitos

Benefcios na Implantao
da Cultura da pacificao.

Valor da marca

A influncia negativa do litgio nas empresas impacta sobre o valor da marca e sua reputao, alm do tempo e dos custos. O mega investidor e quarto homem mais rico do mundo Warren Buffett disse, certa vez, que so necessrios 20 anos para construir uma reputao e 5 minutos para destru-la. Adotar a cultura pacificadora, aliada s polticas institucionais das empresas uma iniciativa para a manuteno e reputao da marca.

Celeridade

Enquanto um processo pode levar cerca de 10 anos para ter uma deciso judicial definitiva, na mediao, por exemplo, o conflito pode ser solucionado em uma ou duas sesses, podendo as partes estipular o prazo de durao do procedimento.

Economia

Normalmente, os custos do judiciário são maiores que os praticados pelos profissionais que operacionalizam os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs). Mas, atenção: devem ser escolhidos profissionais devidamente capacitados para mediar os conflitos.

Autonomia

No Judicirio, a deciso sempre caber ao representante do Estado, ou seja, o juiz. Nos mtodos, as partes possuem maior autonomia para chegar a um acordo, sem que isso fragilize a deciso.

Continuidade da relao

Como os processos so realizados de forma amigvel, geram menores atritos, estimulando a continuidade do relacionamento entre as partes.

E-mail
Acompanhe a CBMAE
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube