CBMAE - Câmara Brasileiras de Mediação e Arbitragem Empresarial CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil
Sebrae
Notícias

Mutirão da CBMAE/CACB na ACSP ajudará empreendedores na solução de conflitos empresariais por via extrajudicial

05 de abril de 2017

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) sedia, de 3 a 7 de abril, o Mutirão da Conciliação Empresarial, que ajudará empreendedores na solução de conflitos empresariais por vias extrajudiciais. Um processo na Justiça pode demorar anos para ser julgado. Quando conduzido em Câmaras de Conciliação, Mediação e Arbitragem, é solucionado em 40 dias, em média. No mutirão, o empresário interessado apresentará suas demandas (lista de devedores, por exemplo); ao sair, terá em mãos data agendada para audiência de conciliação com a parte reclamada. “Nos casos de mediação e conciliação, o índice de acordo chega a 80%”, ressalta Guilherme Giussani, coordenador do mutirão que decorre da participação da CBMAE da CACB, no evento.

O coordenador da CBMAE/CACB, Eduardo Vieira lembra que a maior parte das reclamações é relacionada com recuperação de crédito, sobretudo agora por conta dos efeitos da crise. O empresário precisa reaver valores devidos com rapidez para não sufocar seu caixa, e nisso a conciliação é muito mais eficaz do que a via judicial. É o melhor canal de resolução para casos de inadimplência, especialmente para micro e pequenas empresas. Rescisão contratual, conflitos societários e dissoluções de sociedade também são bastante demandados. É uma dor de cabeça que o empresário tira da frente para focar no seu empreendimento.

O Mutirão da Conciliação, aberto a todas as empresas interessadas, será realizado no posto da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) da CACB que fica dentro da sede da ACSP, no centro da capital paulista, das 9 horas às 17 horas. A iniciativa é da CBMAE e tem objetivo de solucionar o maior número possível de conflitos nas Câmaras de Mediação e Arbitragem e nos Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACEs) da Rede CBMAE/CACB. “A Conciliação, a Mediação e a Arbitragem ainda são pouco usadas e conhecidas no Brasil. E um dos nossos objetivos é justamente popularizar esses métodos”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Os meios extrajudiciais de resolução de conflitos são imprescindíveis para desafogar o Judiciário, que é inundado por ações que poderiam ser resolvidas pelo diálogo”. A agenda dos mutirões já estão sendo fechadas, lembra o presidente da CACB, George Pinheiro.

Fonte; ACSP e Assessoria de Imprensa da CACB

E-mail
Acompanhe a CBMAE
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube